A arte como propulsora do Turismo. Traga sua proposta e conheça as demandas do nosso estado.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Grupo mineiro é atração de amanhã no Paralelo 16


O Corpo é a mídia da dança? do trio mineiro Lakka é a principal atração do Paralelo 16 – Mostra Internacional de Dança, amanhã (26/02), no Teatro Madre Esperança Garrido (Teatro Santo Agostinho). A Contato Cia de Dança (GO) também integra o programa do festival que segue até domingo, com a Cia Linga (Suíça). O Paralelo 16 é uma realização da Associação Quasares, com patrocínio da Caixa Econômica Federal, Ministério do Turismo e Unimed-Goiânia.


A concepção do trabalho de Vanilton Lakka, Chiquinho da Costa e Rafael Guarato tem base em questões próprias da arte-tecnologia. O ponto de partida dos intérpretes-criadores foi a reflexão acerca de suportes possíveis para a Dança. O Corpo é a mídia da dança? é parte de um projeto de pesquisa realizado em cinco partes, que investiga a criação, análise e composição de movimentos em diversas mídias, como o corpo, o telefone, a internet, entre outros. Veja: (www.lakka.com.br/midiadadanca ) .


Como intérprete-criador, Vanilton Lakka é premiado pela Associação Paulista de Críticos de Artes (2005). O mineiro co-fundou, em 1997, o Grupo Werther - Pesquisa de Dança. Em 2003, recebeu o prêmio Estimulo Dança Profissional no XVI Festival de Dança do Triângulo, e também ocupou a função de pesquisador-criador-intérprete residente do Território Minas, programa do FID (Fórum Internacional de Dança), realizando pesquisa sobre o conceito “Mídia Corporal”.


Seus últimos trabalhos Dúbbio, Você, Um Imóvel Corpo Acelerado, De....va..gar: últimos Capítulos da Cultura Nacional, O Corpo é a Mídia da Dança?, Interferência Inacabada...preste atenção no ruído ao fundo e Outras partes foram apresentados nos principais festivais de dança contemporânea do país como o FID — Fórum Internacional de Dança (DF), Novadança (DF), Masculino na Dança (SP), Panorama SESI de Dança e o Rumos da Dança Itaú Cultural, Bienal Internacional de Dança do Ceará, entre outros na Venezuela, Uruguai, Equador, Peru e Bolívia.


O programa da noite de amanhã será aberto pela Contato Cia de Dança (GO), que mostra ao público o resultado de sua pesquisa mais recente, materializada em Autêntico. O espetáculo discute o direito e a beleza da diversidade e se vale da oportunidade para exercitar a crítica social no palco “à medida que o público observa o movimento de corpos tão diferentes que dançam às vezes de forma tão homogênea e às vezes de forma tão individual”, ressalta a coreógrafa Janaína Romão.


Serviço:

26/02 (sexta)

Autêntico - Contato Cia de Dança (GO) l 20h

O Corpo é a mídia da dança? - Lakka (MG) l 21h15

Teatro Madre Esperança Garrido (Colégio Santo Agostinho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário